Mundo Pet

Serviços especializados que têm a cara deles

By  | 

Quem nunca precisou correr à noite para comprar ração e não encontrou lojas abertas? Se você já passou por essa situação, sabe como é importante os estabelecimentos comerciais voltados para pets funcionam em horários diferenciados.

Lojas especializadas em produtos e serviços para pets crescem de olho em um nicho que, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), é o quarto do mundo, com, respectivamente, 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. O mercado brasileiro também representa o terceiro em faturamento. Em 2017, bateu os R$ 20 bilhões.

Um dos mais recentes segmentos a surfar na onda pet é na área de panificação. Em geral, esse tipo de comércio oferece petiscos de diferentes formatos, como bolos de caneca, pipoca e até cerveja, criados especialmente para os peludinhos. Segundo Rodrigo Chen, sócio-fundador da Padaria Pet, a ideia é que o animalzinho aproveite essas “delícias” com seu tutor. “Por isso, todos os produtos foram desenvolvidos por profissionais especializados em nutrição animal e a partir de parcerias com algumas universidades que criaram as receitas”, afirma.

Nesse tipo de negócio, segundo Chen – que hoje conta com quatro lojas em São Paulo, uma em Belo Horizonte (MG) e uma na Vilha velha (ES) –, a preocupação deve ser a saúde dos animais. Então, até as guloseimas precisam ser naturais e sem conservantes. “Temos também uma linha funcional para pets com problemas específicos de saúde”, explica.

Para produzir esses alimentos para os animais, o estabelecimento precisa ser registrado no Ministério da Agricultura. “Os produtos realmente são submetidos a procedimentos específicos, com veterinários que acompanham tudo. Sem dúvida, a fabricação de alimentos para animais não pode ser algo caseiro”, comenta Chen.

Outro ramo que também cresce no mercado pet é o de serviços 24 horas, como pet shops, grandes lojas e até supermercados online. A ideia aqui é oferecer comodidade para o tutor, a qualquer hora que ele precisar, com serviços como de compra da ração a banhos nos horários mais inusitados, além de consultas de emergência.

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>