Notícias Pet

Existem razões para castrar fêmeas filhotes

By  | 

Muita gente tem pena ou mesmo acha que não é tão necessário assim castrar as cadelas ou gatas quando ainda são pequenas. Mas isso é um erro. Estudos conduzidos por hospitais veterinários americanos, como o  Veterinary Medical Teaching e o Small Animal Clinic, entre outros, mostram que há significativa redução no aparecimento de câncer no aparelho reprodutor delas (mama, útero e ovário).

A redução pode chegar a 95%. “Sem dúvida, o melhor método para prevenir o câncer de mama e evitar piometra é castrar a cadela antes do primeiro cio”, afirma a veterinária Tamara Wiesen, do Hospital, Pet Shop & Hotel Sena Madureira, de São Paulo. “Normalmente, elas entram no cio aos seis meses de vida, mas isso pode variar dependendo do porte do animal”. Para quem não sabe, a piometra é uma uterina que, se não for descoberta a tempo, pode levar à septicemia e à morte da cadela.

Além desse benefício, a castração afasta o risco de gravidez psicológica, que ocorre em algumas delas logo após o cio. Acredita-se também que a expectativa de vida desses animais aumente em até 26%.

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>