Eu & Meu Pet

Convivendo como cão e gato

By  | 

Você já ouviu a expressão ‘viver como cão e gato’?  Ela é usada para falar de quem vive brigando. Só que na vida real, cães e gatos podem conviver muito bem:

 

 

Mas como fazer com que um cão e um gato convivam bem?

Se você os adotar quando pequenos, é possível que cresçam como irmãos.  Mas se você já tiver um cão ou um gato e adotar o outro, aí pode ser mais complicado.  Um pouco vai depender da personalidade deles. Mas tanto cães como gatos são territorialistas e se sentirão invadidos com a chegada de um novo pet.  Portanto é preciso cuidado com a reação deles e monitorar o convívio para prevenir brigas.

Contratar um adestrador nas primeiras semanas pode ser uma boa opção para quem não tem familiaridade com animais. Afinal, nós precisamos ter segurança do que estamos fazendo para poder orientar corretamente nossos pets.  Se a opção for conduzir o processo sozinho, alguns cuidados são importantes.  Por exemplo, manter na coleira o pet maior, mais adulto ou de personalidade mais forte, quando for apresentar o outro.  Se for filhote, segure-o nas mãos.  Não tenha medo ao fazer isso porque, como você sabe, cães e gatos farejam o medo e isso os deixa mais inseguros.

No começo da convivência, procure deixá-los em ambientes separados e estar sempre presente quando eles interagirem.  Para que eles sintam que seus territórios não estão sendo invadidos, não deixe o cão ter acesso à caixa de areia do gato e vice-versa: não deixe o gato circular na área do xixi do seu au-au.  Também evite alimentá-los ao mesmo tempo, para que um  não queira pegar a comida do outro (para afirmar sua dominância), e, se puder acostume-os a comer em lugares diferentes, para que sintam que têm seu espaço próprio.

Confira neste vídeo dicas práticas para apresentar um pet ao outro:

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>