Notícias Pet

Ferradura inovadora não machuca cavalos

By  | 

Quem tem contato com cavalos já sentiu, pelo menos em algum momento, um pouco de tristeza ao ver alguém pregando as ferraduras nos cascos do bichinho. O processo, que existe desde a idade média, é questionável e pode fazer mal aos animais. Segundo o relatório da empresa alemã R+V, 50% das causas de morte em cavalos estão relacionadas às pernas e aos cascos.

Pensando nisso, Charly Forstner, protetor de animais que reside em Styria, na Áustria, resolveu fazer algo a respeito. “Vamos finalmente mudar isso. Os cavalos têm de usar ferraduras de ferro imóveis por mais de dois mil anos. A ciência chama as ferraduras de ‘mal necessário’. Eu li esta frase há mais de vinte anos e não posso lidar com isso até hoje. Chegou a hora de uma proteção de casco confortável para cavalos, que transforma seus movimentos em poesia”, diz Forstner.

O resultado foi a startup Megasus, que criou uma ferradura feita de material emborrachado que fica presa ao casco por meno de presilhas com velcro e cola, como você confere no vídeo abaixo. De acordo com a fabricante, a cola não é tóxica aos animais e o acessório é removível e lavável com água. A inspiração veio dos tênis de corrida para humanos.

Ainda há a opinião de que o casco é rígido: com movimento mínimo, de 1 a 4 mm na horizontal. Em 1998, eu já provei, por meio de testes, que o casco se move mais na vertical, de 1 a 2 cm, quase 10 vezes mais do que horizontalmente, e sem afetar a articulação sobreposta. Isso significa que o casco trabalha em conjunto e compensa irregularidades no solo, tais como pedras e terra. A forma de se colocar as ferraduras convencionais é quase o mesmo que cimentar o casco,além de imobilizar ligamentos e tendões, que por consequência, fazem o fluxo de sangue se tornar mais fraco. As ferraduras da Megasus, entretanto, mudarão isto!”, enfatiza o criador.

O projeto ainda está em fase de captação de fundos e começará a enviar as primeiras unidades em julho de 2017. Mas os pedidos já podem ser feitos no site da Megasus. O conjunto com quatro peças sai por 198 euros, cerca de R$ 730.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>