Notícias Pet

Seis coisas que você precisa saber sobre castração de cães e gatos

By  | 

Você já deve ter ouvido falar que é bom castrar seu pet.  A maioria dos veterinários recomenda isso. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o procedimento e suas consequências para a vida de cães e gatos. Por isso conversamos com a veterinária Carla Storino Bernardes, da rede Cobasi, que nos contou seis coisas essenciais que todo tutor deveria saber. Confira:

Qual o melhor momento para castrar um bicho de estimação?
Somente podemos realizar a castração após o animal já apresentar a dentição completa e o programa vacinal finalizado. Isso pode ser realizado entre os 6 meses a 1 ano de idade, que irá variar de acordo com o porte ou raça do animal.

Qual a Importância de castrar e quais os benefícios da castração?
Existem diversos benefícios para realizar este procedimento nos pets, como evitar procriação indesejada, patologias nas fêmeas como Piometra e tumores mamários; ajuda a evitar fuga dos animais; diminui a possibilidade de brigas com outros cães (no caso dos machos). Além disso, temos alguns estudos que revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que nos animais não castrados. As cadelas castradas, em geral, vivem aproximadamente 20 a 26% a mais, segundo a literatura.

Como evitar que o animal cutuque os pontos?
Adquirindo um colar elisabetano ou uma roupa cirúrgica.

Quais são os cuidados pós-operatório?
Os cuidados pós operatórios são utilização de medicação via oral, assepsia local, roupinha cirúrgica ou colocar Elisabetano.

É verdade que um animal castrado tem maior tendência para engordar?
Não. A castração não fará com que o animal fique acima do peso. O que acontece, é que o ele tende a ficar mais sedentário, e como consequência pode ocorrer aumento de peso. Porém, devemos nos atentar a qualidade e quantidade de alimento oferecido. Nos dias de hoje, temos rações desenvolvidas especialmente para animais castrados, que apresentam menor carga calórica e em alguns casos, aumento no teor de fibras. Além disso, devemos estimular o exercício físico com brincadeiras, passeios e estimular a caça com brinquedos.

É necessário cruzar ao menos uma vez antes de castrar?
Não. Isto não é verdade.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>