Mundo Pet

Jogos olímpicos: os mascotes inspirados em pets

By  | 

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já começaram e o espírito esportivo tomou conta do planeta. Mas o que isso tem a ver com nossos amiguinhos peludos? Simplesmente tudo. O primeiro bichinho escolhido para ser mascote de uma olimpíada foi Waldi, um cachorro da raça dachshund (salsicha) com o corpo colorido, que representou os Jogos de Munique, na Alemanha, em 1972. De acordo com a organização do evento, a raça foi escolhida por ser bastante comum na região da Bavária na época e também por sua tenacidade, resistência e agilidade.

Waldi ainda é o tema de dois fatos curiosos. O primeiro é o seu nascimento. Diz-se que o cachorrinho colorido nasceu em uma festa de Natal organizada pelo comitê de Munique em 15 de dezembro de 1969, na qual os convidados receberam giz de cera, folhas de papel e massa de modelar para criarem as suas ideias de mascote. Já o segundo fato tem a ver com o esporte propriamente dito, uma vez que o percurso da maratona daquela olimpíada tinha a forma do mascote, com os atletas iniciando a prova pelo pescoço do cãozinho e correndo no sentido anti-horário.cobi3

Outro cachorro que representou o evento esportivo mais importante do mundo foi CoBi, mascote das Olimpíadas deBarcelona, na Espanha em 1992. Embora tenha forma humanoide e desenho cubista (uma clara homenagem ao pintor Pablo Picasso), o cãozinho foi inspirado no Cão de Montanha dos Pirinéus, uma raça cuja principal característica é estar sempre em movimento. Tudo a ver com o espírito dos atletas. O nome Cobi é alusivo à sigla COOB, Comitê Organizador das Olimpíadas de Barcelona, em espanhol e foi escolhido por ser fácil de ser pronunciado em outras línguas.

Mascote Genial

cao_montanha

O Cobi do mundo real

A fama de Cobi se estendeu muito além dos Jogos realizados na Espanha. Na mesma época, foi produzida uma série de desenhos animados com 26 episódios chamada The Cobi Trupe, na qual o mascote aparecia com sua turma de amigos em aventuras pelo mundo todo. Sempre participando de competições esportivas e com mote ecológico, uma vez que a trupe – muitas vezes sem perceber – sempre frustrava os planos do inescrupuloso Doutor Normal, que criava empreitadas mirabolantes para enriquecer, desrespeitando o meio-ambiente.

O desenho fez tanto sucesso que seus direitos de exibição foram comprados por 24 canais de países diferentes. Entre eles, a TV Cultura, onde a série foi chamada simplesmente de “Cobi” e ganhou, inclusive uma abertura cantada em português, que você vê abaixo.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>