Mundo Pet

Conheça Larry, o gato do parlamento britânico

By  | 

Depois dos gatos se manifestarem contra e a favor à saída do Reino Unido da União Europeia, outro felino britânico surgiu nos noticiários da última semana. Estamos falando de Larry o chief mouser do parlamento, cuja permanência era incerta após a renúncia do premiê David Cameron ao cargo. Para despistar das polêmicas, o governo do país já tratou de revelar que o gato é um funcionário público com seus afazeres garantidos e não está ligado diretamente a quem ocupa o cargo de primeiro ministro.

Mas você sabia que Larry não é o primeiro chief mouser a morar na Donwning Street? Registros históricos dão conta de que o parlamento britânico mantém um gato para solucionar os problemas com ratos do local desde Treasury Bill, que ocupou a função em 1924. Alguns deles testemunharam mais de um mandato, como foi o caso de Humphrey, presente ao lado de Margaret Thatcher, John Major e Tony Blair. Há também quem não durou muito no emprego, como Sybil que ficou no local de 2007 a 2009, quando voltou para Edimburgo sob rumores de que o premiê Gordon Brown não gostava dela.

Em 2011, contudo, ratos foram vistos pela Downing Street e não havia nenhum chief mouser nomeado à época. Foi então que David Cameron trouxe Larry, que residia no abrigo Battersea, para ocupar, vago desde a saída de Sybil. O gato permanece na função e agora irá apoiar a gestão de Theresa May, que assume após a renúncia de Cameron por conta dos eventos do Brexit. Boa sorte a ambos daqui em diante.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>