Notícias Pet

Coleira traduz miados de gatos para voz humana

By  | 

O sonho de onze entre dez tutores é entender com perfeição o que o seu pet “fala”. Se depender dos técnicos do Mars’ Temptations Lab, se o seu peludo for um gato, isso já é possível. Os cientistas criaram uma coleira que literalmente traduz os miados e os converte em uma voz humana. A novidade foi batizada de Catterbox.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, estudos mostraram que os gatos miam quando se comunicam com humanos, não uns com os outros. “Nós analisamos esses sons e criamos um programa que detecta os miados e os corresponde com uma voz humana”, comenta um dos cientistas. O software foi instalado em uma coleira feita por impressora 3D e que ainda se comunica com um app para que o tutor escolha a “nova voz do seu gato”.

O veterinário Gary Weitzman, autor do livro “How to Speak Cat” (Como Falar Gatês) concorda com a ideia de que os gatos utilizam os miados para se comunicar com humanos. Mais especificamente, para que você os satisfaça em tarefas como alimentá-los, fazer carinho ou deixá-los sair. “Você sabe o que eles querem porquê eles te treinaram pra isso”, comenta Weitzman.

O veterinário diz ainda que traduzir ao pé da letra todo miado é impossível, mas já dá para se ter uma ideia. “Você não pode estipular um miado em particular como universal em significado. Mas, todos os gatos emitem até duas dúzias de vocalizações, que representam coisas específicas e consistentes”. Veja a seguir o vídeo com uma reportagem do Daily Mail mostrando o processo de desenvolvimento da coleira e confira como funciona a nova tecnologia, que promete ajudar aos humanos a entender melhor seus líderes supremos amigos felinos.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>