Mundo Pet

Chocolate pode causar problemas neurológicos em pets

By  | 

Quem tem pet em casa sabe bem a dificuldade que é manter os peludos longe de todo o chocolate que costuma circular nas casas. É comum ouvirmos de veterinários e profissionais de saúde animal que o doce pode fazer muito mal aos bichinhos. Mas isso pode ser mais sério do que muitos pensam, pois podem causar de uma diarreia até problemas neurológicos.

O que acontece é que o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica para cães e gatos, e pode ser encontrada, tanto no branco como no ao leite, embora em quantidades diferentes. “O chocolate branco tem a menor quantidade de teobromina, que é cerca de 0.1 mg por grama de chocolate. Já o chocolate ao leite tem aproximadamente 2 mg por grama. Os mais prejudiciais são os amargos”, comenta a veterinária, Patrícia Kashivagui, que também é gerente da linha de alimentação para pets Fórmula Natural.

No caso de você ter um pet travesso e ficar na dúvida se ele comeu chocolate escondido ou não, Patrícia comenta que os primeiros sintomas de intoxicação em cães e gatos costumam aparecer de seis a doze horas após a ingestão e podem durar até três dias. “Os sintomas mais comuns são vômitos e diarreias, mas podem surgir sintomas neurológicos como dificuldade de coordenação motora, excitabilidade e convulsões, quando a intoxicação é mais grave”, alerta.

A veterinária ainda comenta que o porte do pet também influi no grau de intoxicação: quanto menor o bichinho, mais suscetível. Portanto, caso o seu animal de estimação ingira chocolate nessa Páscoa, o indicado é levá-lo imediatamente ao veterinário, independentemente da quantidade do doce que ele tenha comido. Afinal, todo cuidado é pouco quando a saúde de quem amamos está em jogo.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>